
Nota: Se procura o álbum de Muse, consulte HAARP (álbum).
Coordenadas: 62° 23' 30" N, 145° 09' W
Vista das instalações do HAARP, nas imediações do monte Sanford (Alasca)O projeto HAARP (High Frequency Active Auroral Research Program, Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) é uma investigação financiada pela Força Aérea dos Estados Unidos, a Marinha e a Universidade do Alaska para "entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância". Iniciou-se em 1993 para uma série de experimentos durante vinte anos. É similar a numerosos aquecedores ionosféricos existentes em todo mundo, e tem um grande número de instrumentos de diagnóstico que servirão para melhorar o conhecimento científico da dinâmica ionosférica. Conforme dados oficiais, o estudo se baseia em informações de experimentos do inventor Nikola Tesla, o qual acreditava que a utilização da ionosfera para transmissões elétricas, era a forma mais barata e rápida.
Existem especulações de que o projeto HAARP seria uma arma dos Estados Unidos, capaz de controlar o clima provocando inundações e outras catástrofes. Em janeiro de 2010, setores da imprensa venezuelana afirmaram que o terremoto de 2010 no Haiti poderia ter sido causado por armas produzidas pelo projeto HAARP[1].Esta arma teria capacidade de criar terremotos através da ressonância em placas tectônicas. Entretanto, não há nenhuma prova cabal de que o sistema possua esse potencial[carece de fontes?].
Corre em boatos, uma teoria conspiratória que a criação desta maquina foi corrobada em um grande teste na Sibéria, ainda no governo Gorbachov, provando que a guerra fria era inútil. Na mesma linha de pensamento,esse tipo de equipamento possibilita a utilização de transmissões/emissões de ondas eletromagnéticas de baixa freqüência / comprimento longo (ULF-ELF-VLF) é possível se detectar, mapear e gerar imagens de estruturas subterrâneas e inclusive criar um sistema de comunicação subterrânea que não é afetado por qualquer tipo de atividade de superfície ou seja, capaz de localizar objetos abaixo da superfície, uma prova seria a localização precisa do lider iraquiano Saddam Husseim. Outro fato a se destacar, foi a criação da ABIN - AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA em 7 de dezembro de 1999, a data marca a assinatura da Lei nº 9883/99, que criou o Sistema Brasileiro de Inteligência e instituiu a Abin como órgão central para troca de informações de Inteligência no âmbito federal, após a Policia Federal Brasileira receber denuncia do Ministério Publico Federal e Funai, de que grandes extensões de terra foram compradas por norte americanos na floresta amazônica, em locais de difícil acesso e esporádicos, tanto no Brasil, como Colômbia e Equador, levando a mesma (ABIN Brasil) enviar relatório ao gabinete presidencial brasileiro, o qual encaminhou a modificação da Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989, para estabelecer que parcela da compensação financeira pela exploração de gás, petróleo, recursos hídricos e minerais, no âmbito de cada ente beneficiário, será aplicada em infra-estrutura. (http://www.dnpm.gov.br/conteudo.asp?IDSecao=67&IDPagina=84&IDLegislacao=508) Suspeitando de que os norte americanos possuem informações privilegiadas sobre recursos minerais criou-se o PNPC Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento. O PNPC é implementado por meio de parcerias entre a Abin e instituições brasileiras públicas ou privadas que produzem ou detêm conhecimentos sensíveis. A coordenação do PNPC, portanto, é responsabilidade da Abin, que visa se articular e cooperar com instituições nacionais. A Agência ainda tem a incumbência de executar estratégias, projetos, metas, ações e atividades do programa e de supervisionar, acompanhar e avaliar as ações de cooperação técnica com a instituições brasileiras públicas e privadas, garantindo a eficácia e a efetividade do PNPC.
A portaria estabelece ainda que, no desenvolvimento das atividades de contrainteligência, o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível terá uma atuação nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação científica e tecnológica. Atuará também na proteção do conhecimento tradicional das comunidades indígenas e das comunidades locais associado ao patrimônio genético. Minerais e materiais estratégicos, agronegócio e fontes alternativas de energia, além das infraestruturas críticas, também fazem parte das áreas de desenvolvimento das atividades de contrainteligência. Para implementar as atividades de proteção ao conhecimento sensível, o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível atuará por meio de sensibilização e da identificação e avaliação de ameaças. A sensibilização tem o objetivo de promover a cultura de proteção dos conhecimentos sensíveis por meio da utilização da infraestrutura pública de comunicações e de tecnologia da informação. A identificação e a avaliação de ameaças visam a apresentar medidas preventivas e corretivas de proteção dos conhecimentos.
http://www.abin.gov.br/modules/mastop_publish/%3Ftac%3DPortaria_do_GSI_institui_PNPC&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Os efeitos desta maquina podem provocar desde mudanças no clima (com tempestades, furacões, relâmpagos) até mudanças no comportamento humano sob influência do forte efeito eletromagnético (EMI – Eletro Magnetic Interference). Esse transmissor eletromagnético funciona na faixa de freqüência do cérebro humano, que é extremamente baixa, possibilitando que seus operadores enviassem pensamentos dirigidos diretamente à cabeça das pessoas, manipulando, excitando, deprimindo ou reprimindo, induzindo rendição, obediência, suicídio. Modernas simulações realizadas em computadores da série Cray demonstram a enorme variação e turbulência que ocorre na Ionosfera durante uma 'tempestade geomagnética solar'. Enfim, o projeto visa controlar estes eventos, um poderoso instrumento capaz de alterar o clima em certas regiões, podendo eliminar o sistema de comunicação de um país e induzir a comportamentos 'estranhos' na população e o aniquilamento de equipamentos militares eletrônicos através de Pulsos Eletromagnéticos (PEM) controlados.